Atualmente a Banda Municipal de Mateus Leme participa de várias festividades entre elas encontro de bandas, procissões, apresentações culturais, desfiles comemorativos, festas particulares e cantatas de natal. Mas é junto à apresentação realizada com a cavalhada de Santo Antônio que vem mantendo uma das mais antigas e importantes manifestações culturais do Município de Mateus Leme e respectivamente do Estado de Minas Gerais.
O principal objetivo desta festa é representar a luta entre cristãos e mouros provindos das histórias portuguesas onde a banda de música se tornar um ponto central da cavalhada. A banda de música fica responsável por tocar os temas conhecidos como “Galopes”, que ditam a forma em que os cavalos fazem suas apresentações. Este Festejos acontecem por três horas ininterruptas de apresentação.
No que se refere a sua formação, a Banda Municipal de Mateus Leme é composta, atualmente, por 20 instrumentistas distribuídos entre 4 clarinetes, 4 trompetes, 2 saxofones alto, 2 saxofones tenores, 2 trombones de vara, 2 bombardinos, 1 tuba e 3 percussionistas.