Um tropa de combate era designada pelos romanos de Grupo ou Bandode Aventureiros que entre os gregos e romanos e, também no Oriente, eram grupos de voluntários alistados nos serviços Reais. Eles se espalharam por muitas partes da Europa, desde a Época Bisantina (século IV) até a idade Média (séculos XI, XII, XIII e XIV). Assim, dos bandos de aventureiros, veio, nas milícias bisantinas, nos primeiros séculos da Era Cristã, o termo "Banda", de grupo de músicos, bandos de musicistas que eram formados de soldados destinados a estudar e executar os instrumentos rudimentares da época.
No entanto, somente após mil anos da Era Cristã é que se passaram, os grupos de músicos, a serem chamados de Banda de músicos, os quais tocavam em serviços de carater guerreiro, religioso ou para simplesmente divertir, tendo, dessa forma, chegado aos nossos dias como Banda de Música
Brum, Oscar da Silveira - Conhecendo a Banda de Música: Fanfarras e Bandas Marciais, Ricordi Brasileira S.A / SP.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nosso país, apesar de possuir ainda muitas bandas, carece de publicações que abordam esse assunto. Além desse manual de bandas, de Oscar da Silveira Brum, não conheço outro livro que trata de detalhes da banda.
ResponderExcluir