quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Metodologia de ensino utilizados na Lira da Paz - Parte I

Segundo Moraes (1997, p.2) um dos fatores mais importantes na realização de um trabalho em grupo bem sucedido é o uso de material didático: impresso ou produzido pelo próprio professor. Este material deve atender a várias exigências, tanto sociais como musicais, estimulando o aluno a ter interesse pelo próprio aprendizado e por fazer suas próprias descobertas. Neste trabalho é importante integrar as experiências de cada aluno, possibilitando o ensino em que a aprendizagem não seja unidirecional, do professor para o aluno. Em resumo, este material didático deve levar o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.

Para Celso Antunes (1998, p.16), “toda criança é semelhante a inúmeras outras em alguns aspectos e singularmente em outras”;cada uma se adapta culturalmente ao ambiente e a educação que tiver, onde um ambiente afetuoso e uma educação rica em estímulos ajudam a superar muita das privações e atenuar os efeitos de conseqüências emocionais. Estes princípios de integração não são importantes somente para as crianças, mas também para os adultos que participam do meio musical existente na Lira da Paz.

Quando iniciei meu trabalho, junto a Lira da Paz, sempre procurei evitar o ensino musical tradicional utilizado nas bandas de música, onde a música somente era permitida a quem tivesse “dom musical” ou facilidade para aprender. O pensamento utilizado foi o de que qualquer ser humano é passível de aprender música, nunca devendo ser privado de fazer ou estudar música, mesmo com as dificuldades e limitações de cada individuo.

Ao considerarmos o conceito de musicalização ou o ato de musicalizar, notaremos a importância de permitir que cada individuo tenha a chance de poder fazer música:

“Desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o individuo possa ser sensível a música aprendê-la recebendo os materiais sonoros, musicais como significativos - pois nada é significativo no quadro das experiências acumuladas, quando compatível com os esquemas de percepção desenvolvidos”. (Penna, 1990, p. 22).

Várias técnicas de musicalização foram utilizadas na Lira da Paz, com único objetivo de permitir que cada participante da banda tenha um principio musicalizador que o permita ouvir, sentir, pensar e trabalhar música. A seguir apresentaremos algumas destas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário