Workshops[1]
Historicamente as bandas são entidades onde quem ensina para os alunos, seja qual for o instrumento, é o maestro, independente das técnicas particulares de cada um, fazendo com que os alunos músicos fiquem limitados ao conhecimento musical do maestro. Assim, sempre que possível, os alunos devem ter a oportunidade de participar de aulas ministradas por professores dos diversos instrumentos que compõem a banda de música. Ações como, levar os alunos a workshops ou cursos de música, devem partir do maestro. Este deve incentivar o aluno a buscar o aprimoramento técnico.
Aulas particulares também devem ser incentivadas pelo maestro, caso o aluno tenha condições de fazê-las, embora o maestro não deve transferir responsabilidades de ensino para outros professores, pois o aprimoramento musical somente é feito por alunos que o buscam.
Alguns workshops causaram grande interesse aos alunos da Lira da Paz, como por exemplo, a apresentação do grupo de música antiga Caminhos do Campo[2], que mesmo não estando diretamente relacionada com o estilo musical da Lira da Paz, rendeu expectativa e muita emoção aos alunos. A aula foi dada durante o período da tarde e culminou numa apresentação realizada à noite. Alguns alunos descreveram a aula como um fato histórico, onde os instrumentos antigos foram a referência viva de como a música pode varar os séculos e manter a sua originalidade.
Outros grupos musicais também se apresentaram e deram aulas na Lira da Paz, entre eles o Quinteto Sagrado Coração, que em sua maioria são músicos originários de bandas de música e que fizeram da música o seu meio de vida e o curso de música contemporânea com o professor Luiz Carlos Theco[3]. Deste curso também participaram Carolina Verguez, atriz do teatro Nacional do Rio de Janeiro e Cleyton Vetromilla, professor de violão da Uni-Rio.
Os workshops não ficam limitados apenas às aulas de instrumentos de sopro, nem a teoria musical convencional. Nestas aulas, os alunos podem conhecer músicas antigas, contemporâneas, causando um enorme impacto e curiosidade aos alunos da Lira da Paz.
[1] Reunião de trabalho, ou de treinamento, em que os participantes discutem e/ou exercitam determinadas técnicas.
[2] Grupo musical do professor de Filosofia e Sociologia da UEMG, José Eduardo, no ano de 2002.
[3] Luís Carlos Theco é ganhador de vários concursos internacionais de música contemporânea
Nenhum comentário:
Postar um comentário