quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Metodologia de ensino utilizados na Lira da Paz - Parte VII

Historia da Música

Utilizada para fazer uma ligação direta dos alunos com a história da banda, a história da música passa a ter papel marcante na contextualização, pratica auditiva e senso critico, para os alunos da Lira da Paz, em relação ao fazer musical. Nesta contextualização histórica, o aluno deve ser conscientizado da importância da banda de música para a comunidade a que ela pertence e deve-se aproveitar os fatos históricos para auxiliar os músicos sobre o que deve ser feito para o perfeito funcionamento da banda. Também se deve incentivar o aluno a reconhecer a importância dos antigos músicos perante a sociedade musical que eles pertencem, sabendo como estes músicos sobreviviam, como a banda se locomovia, quando e onde tocavam, entre outras informações.

É através do reconhecimento do dia a dia dessas pessoas e dos problemas que eles enfrentavam para manter a banda que se cria um senso critico onde o aluno passa a melhor avaliar a posição da banda de música na comunidade. Estes fatos ajudam a criar uma relação de amor entre os alunos e a banda de música.

As bandas são entidades musicais que têm no seu quadro de maestro, músicos formados na própria instituição, onde os alunos mais evoluídos tornam futuros maestros, presidente da entidade musical, entre outras funções. Algumas pessoas, que estudaram música na Lira da Paz, tentaram reestruturar a banda de música, mas, por vários motivos, acabavam desistindo e abandonando a banda. As pessoas da comunidade relataram estas tentativas de reestruturação consideradas, em sua maioria, frustrantes. Os maestros faltavam muito devido a problemas pessoais, então os alunos iam desistindo de dar continuidade ao curso de musica, por não terem quem os conduzisse continuamente.

Este processo é interrompido quando é feito por parte da Prefeitura Municipal de Sabará, a contratação de um maestro que nunca pertencera àquela banda de música ou mesmo àquela comunidade de Ravena, fato este relatado no primeiro capitulo desta monografia.

Hoje em dia, com a banda em funcionamento, já reestruturada e pronta a estudar um repertório variado, o papel principal da história da música é mostrar aos novos músicos o repertório praticado pela antiga banda de Ravena, para resgatar um pouco desta história paralisada por quase quatro décadas de desativação.

Ainda está presente, neste ano de 2005, um musico da antiga banda Lira da Paz, senhor este de energia incomparável, ex-maestro de várias bandas de música além de compositor de obras apresentadas até hoje pela banda de música. Conhecido como Funica, considerado nosso músico mais velho o senhor Antônio Apolônio Evangelista, com 79 anos de idade é clarinetista e saxofonista e atualmente se apresenta com a Lira da Paz tocando Sax Barítono. Também ainda existem, na comunidade, outros senhores de 80 anos ou mais que não conseguem tocar seus instrumentos, mas que estão em contato com a banda, trocando informações e experiências com os alunos mais novos.

Paralelo a este resgate da cultura social da comunidade de Ravena foi utilizado a apresentação da historia da música através da audição de CDs, vídeos, leitura de texto, tendo a música, neste momento, uma função educativa. Há sempre a explicação clássica[1] de formas, tendo todas as obras demonstradas bem como um pequeno histórico da vida e obra do compositor, período ao qual ele pertenceu, como ele vivia e como pensava. Isto tudo é feito de uma maneira informal e descontraída.



[1] Da mais alta qualidade; modelar, exemplar: definição clássica, atitude clássica. Diz-se da obra ou autor que, pela originalidade, pureza de língua e forma perfeita, se tornou modelo digno de imitação. Aurélio Século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário