quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Metodologia de ensino utilizados na Lira da Paz - Parte IV

Teoria musical

Na Lira da Paz, a teoria musical aparece de uma forma paralela junto às práticas musicais. O estudo teórico sempre vem acompanhado da prática musical, seja ela através do Canto Coral ou Bandinha Rítmica numa primeira fase ou do Grupo de Flautas Doce em uma segunda fase. A leitura de partituras é o ponto de partida do estudo musical. Referências de dobro e metade, alturas, intensidades, etc... são ensinadas de forma descontraída sem prévia definição dos termos musicais.

Para alguns músicos, principalmente no caso dos adultos, o fato de tocar um instrumento musical é o único propósito de participar de uma banda de música. Muitos deles não estão dispostos a estudar teoria musical com seus termos técnicos como tonalidades, harmonia, agógica entre outras definições; mesmo quando se mostra à importância da teoria musical, alguns continuam receosos em relação ao estudo teórico.

Então, para não desmotivar os alunos, eles são incentivados a participar do grupo, definindo como ponto importante somente à leitura de partitura, com seus valores rítmicos e nome de notas. Então a leitura de partitura passa a ser o requisito básico para que este aluno possa continuar como músico da Lira da Paz.

O estudo dos termos técnicos, definições e conceitos da teoria musical, os estudos de harmonia e das formas musicais, dentre outros assuntos, somente é dado para aqueles alunos que se interessem por estes estudos, tanto para o enriquecimento e crescimento musical individual como para auxiliar algum aluno que queira prestar vestibular de música ou participar de algum concurso voltado para a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário