Canto Coral
Um dos mais importantes e acessíveis instrumentos musicalizadores ao alcance de um maestro, a voz humana, é um dos melhores recursos musicais a serem utilizados nas bandas de música no que diz respeito ao auxílio das práticas musicais, já que muitas das vezes os alunos desistem das aulas teóricas por não praticarem a teoria que aprendem.“É da voz que o homem construiu, em seu desenvolvimento histórico..., como forma de arte – cuja especificidade é ter o som como material básico”. (Penna, 1990, p. 19).
Os alunos sempre associam o estudo de música com o ato de aprender a tocar um instrumento musical; eles nunca estão dispostos a estudar apenas a teoria, historia da música, e é por isto que praticar flauta doce ou cantar num coral se tornam fatores determinantes para prender a atenção dos alunos. As duas perguntas mais freqüentes feitas pelos alunos são: “Quando eu vou tocar?”, “Que instrumento eu vou tocar?”.
Uma maior ênfase à voz humana, sempre deve ser dada; o maestro deve demonstrar ao aluno que a voz também é um instrumento musical tão ou até mais importante, em alguns casos, que os outros utilizados pela banda de música. Por razões de ensino, é importante definir o som da voz, como, geralmente se faz com os outros instrumentos musicais.
A voz é um som produzido na laringe pelas pregas vocais. Podemos imaginar que a laringe é um tubo, uma flauta doce, aberta somente nas partes superior e inferior, que fica em pé na parte da frente da garganta. Por ela passa somente um ar que respiramos “(Masson, 2004, p.6).
Para Nelson Mathias (1986, p.21) a música feita por um coral misto, adulto ou infantil, ajuda o individuo a buscar o som próprio de cada ser humano, assim ajudando-o a entrar num processo de educação musical libertadora. O cantor partirá do seu próprio saber, que no sentido original significa sentir o gosto, perceber o som, a música.
Quando se realiza um trabalho de música coral, seja a quatro vozes ou mesmo um coro em uníssono, alguns resultados são imediatos, tanto no de trabalho em grupo, quanto no individual. A música coral ajuda a valorizar a individualidade de cada um e a individualidade do outro através das relações interpessoais, desenvolvendo por fim a musicalidade de cada pessoa envolvida no grupo. No coral dos alunos da turma de teoria da Lira da Paz, a prioridade não é a formação de um coral profissional “a quatro vozes”, o máximo que se trabalha é um coral a duas vozes. O ponto mais importante é a prática musical juntamente com a utilização de técnicas de respiração, leitura de partituras, frases musicais, afinação, noções de grave e agudo e trabalho em grupo.
Atualmente, nas novas turmas que se formam na Lira da Paz, o coral de alunos passa a existir em conjunto com o grupo de flautas doce, onde a criança prática a música na flauta doce e de imediato canta a melodia. Como exemplo de uma das músicas utilizadas foi retirado do livro de Mário Mascarenhas Brincando com Flauta Doce – Melodias Fáceis (Mascarenhas, 1996, p. 13)
No que diz respeito ao repertório, são trabalhadas músicas de fácil compreensão e de conhecimento, em sua maioria, dos próprios alunos da Lira da Paz. A música escolhida pelo maestro nunca aparece com seu nome ou autor na partitura para que assim os alunos possam praticar a leitura da mesma e a partir desta leitura descobrir a música que por eles está sendo cantada. Também são incluídas no repertório pequenas peças musicais como cânones, músicas natalinas e músicas religiosas, com o objetivo de serem utilizadas em apresentações nas festas religiosas existentes na comunidade de Ravena. A seguir algumas músicas utilizadas
- Asa Branca – Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga. (Pimenta, 1986, p.60).
- Romaria – Renato Teixeira. (Pimenta, 1986, p.314).
- Era uma Vez – Toquinho.
- O Cio da Terra – Milton Nascimento / Chico Buarque.
- Então é Natal – John Lennon / Yoko Ono.
- Jesus Cristo – Roberto Carlos / Erasmo Carlos.
- Noite Feliz – F. Gruder.
- Pastorzinho – Folclore Brasileiro.
- Mucama Bonita – Folclore Brasileiro.
- O Trem de Ferro – Folclore Brasileiro.
- Bambalalão – Folclore Brasileiro.
- Marcha Soldado – Folclore Brasileiro.
- O Cravo Brigou com a Rosa – Folclore Brasileiro
- Mulher Rendeira – Folclore Brasileiro
- Nona Sinfonia – L.V.Beethoven.
- Terezinha de Jesus – Folclore Brasileiro
- Oh! Ciranda, Cirandinha – Folclore Brasileiro
- Hino Nacional Brasileiro – Francisco Manoel da Silva / Ozório Duque Estrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário